Desafios hospitalares

04:01:00


O hospital desempenha uma das funções mais importantes a serviço da população, sendo uma organização complexa com impactos determinantes na prestação de cuidados de saúde. A importância destes estabelecimentos já é reconhecida historicamente há muito tempo e alvo de muito estudo nas suas complexidades de funcionamento. 

Com o passar do tempo nossos hospitais organizacionalmente não tem se diferenciado muito em relação aos modelos passados, porém modelos assistenciais em resposta as necessidades da saúde da população foram criados e estabelecidos como direito constitucional de todos, sendo dever do estado. Hoje temos o SUS, o sistema atual da gestão pública no atendimento, com uma sistematização humanizada (ou pelo menos deveria ser) oferecendo atendimento com total gratuidade, embora essa gratuidade resulte num orçamento irrelevante de verba pública mediante a má qualidade do serviço prestado.

Nos hospitais encontram-se frequentemente desafios de recursos humanos. Esses desafios acabam refletindo a instituição. Cada instituição, no entanto, responde a esses desafios de maneira própria, de acordo com sua organização interna e a capacidade de estruturação. Cabe à gestão ser composta por profissionais capacitados, com conhecimento dos hábitos organizacionais, tendo assim, habilidades e atitudes favoráveis a um bom serviço hospitalar.  

É preciso ressaltar a importância de uma boa infraestrutura, pois o hospital demanda uma variedade de setores, principalmente os de grande porte.

Contudo é necessário viabilizar um ambiente adequado para a execução dos serviços de saúde, oferecendo aos profissionais boas condições para exercerem suas funções, conforto e  medidas otimizadas de  tratamentos para obter então satisfação dos clientes.

Artigos relacionados

Populares do mês